domingo, 12 de agosto de 2012

Taiwan realiza primeiro casamento budista gay

Cerca de 300 monges entoaram sutras para abençoar o casal
Fish Huang e You Ya-ting usaram vestidos de noiva tradicionais na cerimônia / Sam Yeh/AFP

Duas mulheres se uniram neste sábado, dia 11, em Taiwan, na primeira cerimônia de casamento budista entre pessoas do mesmo sexo. Segundo os ativistas dos direitos dos homossexuais, o ato deve ajudar a ilha a se tornar a primeira nação asiática a legalizar o casamento gay.

Fish Huang e You Ya-ting usaram vestidos de noiva tradicionais para dizer o "sim" em frente a uma estátua de Buda e trocaram votos em vez de alianças em um monastério em Taoyuan, no norte de Taiwan. Cerca de 300 monges entoaram sutras para abençoar o casal.

A cerimônia foi presidida pela mestre budista Shih Chao-hui, que destacou que a iniciativa era um momento histórico. "Estamos testemunhando a história. Essas duas mulheres desejam lutar pelo seu destino, superar o preconceito", declarou Shih, conhecida por defender a igualdade social.

Os pais das noivas, no entanto, não compareceram à cerimônia, mostrando que a pressão social e familiar aos homossexuais ainda é grande. Taiwan é uma das sociedades mais liberais culturalmente no leste asiático. Grupos de defesa dos homossexuais pedem ao governo que a união gay seja legalizada e esperam que a cerimônia seja um incentivo para a iniciativa.

tags: gay, casamento, uniao,

Nenhum comentário: