segunda-feira, 21 de abril de 2014

A história da Música Hurricane - Morre O homem que Inspirou Bob Dylan


 Rubin Hurricane Carter (Foto: Getty Images)


Rubin "Hurricane" Carter (6 de maio de 1937, Paterson, Nova Jersey - 20 de abril de 2014, Toronto, Canadá) foi um ex-boxeador peso médio norte-americano no período entre 1961 e 1966, conhecido por travar uma longa disputa judicial ao ser preso por assassinato.



Ficheiro:Rubin Carter 4.jpg


Prisão
Hurricane foi surpreendido pela polícia quando andava de carro com amigos, sendo preso por um crime do qual anos mais tarde seria inocentado. Na prisão viu sua carreira de boxeador ir por água abaixo, sendo que era o favorito ao cinturão de Peso Médio do ano de 1966, isso aos 29 anos de idade. Junto com seu amigo John Artis foi condenado pelo homicídio de três pessoas em um bar da cidade. Duas testemunhas no local do crime confirmaram os dois como os autores do triplo assassinato (porém há suspeita de perseguição racial). Artis passou 15 anos na cadeia antes de obter sua liberdade. Rubin Carter ficou preso até 1985, quando graças à retirada do processo e a anulação da pena, é solto.








Quase trinta anos depois, em 1993, recebeu o Cinturão de Campeão de Peso Médio do Boxe, algo nunca concedido a um ex-lutador. O episódio foi eternizado na música Hurricane, de Bob Dylan.
Também há um filme sobre sua vida chamado The Hurricane, protagonizado por Denzel Washington, numa antológica versão adaptada ao cinema.

Carter faleceu em sua casa, na cidade de Toronto, no Canadá em 20 de abril de 2014, aos 76 anos de idade. Há anos ele lutava contra o câncer de próstata.

Nenhum comentário: