sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Um pouco da história de Bárbara Paz - Campobonense


Quando estava com dezessete, mamãe faleceu. Achei que minha peça tinha acabado, mas o espetáculo acabara de começar. Coloquei tudo dentro de uma mala, caminhei sete quadras, sem maestro, sem orquestra, sozinha e silenciosa.



Saudades
Mamãe serena como sempre
Conversa comigo, desabafa sua dor
Sua tristeza tem cheiro
Faz cinco anos, parece que foi ontem
Choro como um criança
Meu coração fica apertado
Lembro-me nitidamente de seus olhos azuis transparentes
E nós duas sentadas na cama conversando
Ela desabafando, me contando seus amores, suas alegrias,
Suas tristezas,
Seus vestidos de festa, suas paixões não correspondidas
Acordar na madrugada, a insônia da dor
E eu virada para o lado fingindo estar dormindo
Escutando cada palavra dela,..chamando sua mãezinha para vir buscá-la
Sua dor foi imensa
As preocupações de deixar seus netos abandonados pela vida
E a certeza de um amanhã
Coragem de uma lutadora
Sua vida caminhava pelas filhas, pelos netos, pelo pai
Não havia mais carne, seu peso não chegava a 40 kilos
Mas suas pernas dirigiam-se todos os dias à mesa junto as filhas
Mesmo que o pão e o leite faltassem, a farinha existia
Mesmo que seu tão sonhado banquete não existisse no Natal
Na cama havia um champanhe
Nosso último vinho foi tomado
Ah, lembro-me tão bem que o vinho foi como seu sangue para mim
Não tinha mais forças para caminhar
Suas pernas estavam inutilizadas
Mas seu coração permanecia pulsante
Ela sentada na cama, eu no chão
Pediu um vinho estava com vontade
Quatro dias antes bebemos e brindamos sua partida
Foi lindo. Foi triste, inesquecível
Semana sofrida, algo estava para acontecer
Ao seu pedido não fui trabalhar pela manhã
Ajudei a trocar-se, maquiar-se, vaidosa até seu último momento
Suas palavras sufocavas
Onze e meia chegamos ao hospital
Ficou para mais um dia daqueles
Rotineira filtração de sangue
Foi mamãe com cadeiras de rodas acenando
Ela me chamava
Não fui
Dor
Queria apenas mostrar sua filha aos novos médicos
Orgulho de mãe, desobediência de filha
Ao meio dia sua alma foi filtrada deste mundo
No seu caixão
Seu rosto estava tão bem, parecia que sorria
Foi como uma estrela para um lugar indefinido
Enfim ela foi em paz, para sua mãe, para seu marido...
Deixando a saudade de uma bela mulher
Deixando sua coragem, sua alegria,
Suas histórias, suas esperanças
E eu, a cama, o colchão, as madrugadas, os sonhos
Mãe
Mãezinha
Amiga
Companheira
Minha estrada



São Paulo, cidade de grandes realizações. Cidade dos meus sonhos. Cheguei em 1992, como inseto lá do interior do Rio Grande do Sul. Inquieta como sempre. Lembro-me de estar vagando, indo de um lugar para o outro, parando às vezes os tempo suficiente para perceber que a perplexidade das outras pessoas era maior que a minha.

Comecei a fazer teatro, trabalhei como modelo, chorei muito, e assim comecei a delinear a minha história. Sozinha e insensata fui atrás de trabalho.. Fiz fotos publicitárias, editoriais de moda,desfiles e até ganhei alguns concursos .Uma nova vida ,um novo ato começara.

Depois de 6 meses que estava instalada em SP, fui para Campo Bom passar o primeiro final de ano sem minha mãe, só com minhas irmãs, meus sobrinhos e meu avô. Na noite de Natal, sofri um grave acidente que me deixou duas cicatrizes no rosto. Achei novamente que minha peça tinha terminado. Fiquei dois anos estudando, fui parar no meu subterrâneo, no caos de Dostoievski, Fernando Pessoa e todos os malditos que são amados por sua insensatez. Trabalhei na faculdade na qual cursava Jornalismo e continuei minhas aulas de teatro aos sábados. Já que meu rosto deixara de ser perfeito, acabei descobrindo dentro de mim alguma coisa que me impulsionava a cavar personas e sentimentos naquele poço imenso de emoções que habitavam minha alma. E dentro desse universo de recusa às cicatrizes, descobri uma nova Bárbara.

Aquela que não é só carne, não é só rosto e pele. Ela é como se fosse do avesso, o interno. A vida que habita dentro de mim apaga o externo, a “casca”.



Mamãe foi uma mulher invejável. Loira de olhos azuis.


Sofreu uma grave seqüela no meu parto — um rim secou — e ela ficou dezessete anos fazendo hemodiálise. Passei minha infância acompanhando-a em hospitais. O hospital era meu livro preferido, aprendi tanto que as aulas que perdia não me faziam falta. A vida não estava numa sala de aula e a morte também não estava num hospital .

Seis anos após meu nascimento papai não agüentou mais o tranco e acabou falecendo. Ficamos nós, 5 mulheres a espera de um maestro.

Mamãe reativou as forças, cuidou de mim e eu dela. Fomos amigas, colegas e parceiras do destino. Seguramos a barra e crescemos juntas.



Encontrava minha felicidade num pequeno circo que tinha na esquina da minha rua.Adorava observar a vida através dos palhaços, aquela melancolia me fascinava. Era minha leitura diária..


A escrita foi sempre aquela que acreditou em mim, que me escutou,
me executou e me calou.


Foi através dela que me descobri mulher.

Legendava em meus diários a inexplicável vida cotidiana. A incompreensão da doença, da morte e do amor. Rabiscava nas paredes, nos cadernos e nas memórias partes de uma história que aquela criança Bárbara construía com o passar dos dias.

Meu pai foi um grande político de uma pequena cidade gaúcha chamada Campo Bom, perto de Porto Alegre. No meu batizado um verdadeiro comício foi formado. A pequena loirinha de olhos verdes e sobrancelhas pretas chegara para iluminar a família Paz. Mas como as coisas nem sempre dão certo...

Fui a quarta filha a nascer. A ultima de quatro mulheres, única a nascer em hospital, todas as outras foram de parteira.


Aos nove anos comecei a trabalhar. Afinal, depois que papai faleceu voltamos a ser uma família bem humilde. Uma família feliz, mas que nem sempre tinha tudo. Minha felicidade consistia em ir para o quarto vestir roupas, me maquiar e fazer meu circo em casa mesmo e deixar o pessoal louco de tanto dar risada... Era a verdadeira palhaça... Dos meus olhos lágrimas escorriam ao ver mamãe sorrir tanto... Então aos nove comecei a pintar esculturas de gesso e as vendia na praça da minha cidade.
Mamãe não ficou muito contente, afinal eu era uma criança...

Apesar de ter minhas bonecas, meus carrinhos, minha casinha,( brincar até dizer chega) O mundo dos adultos me fascinava mais. E eu criava sempre meus shows através das histórias que ouvia. Dizia para mim mesma que era hora de refletir, descer das árvores... Afinal, eu era uma moça e não um guri. -Vá para dentro e trate de cuidar do seu futuro.”


Enfim, aos doze já estudava em escola estadual, pois nossa situação era cada vez mais difícil... As contas de casa, os medicamentos que mamãe tinha que tomar... Fui virando mulher rápido, tendo a criança nítida nos meus olhos... Nesta época as escolas estaduais entraram em greve. Então, decidi por livre e espontânea vontade fazer minha carteira de trabalho...

Fiz a carteira e arrumei emprego numa fábrica de calçados.

Cheguei em casa pulando de alegria. Queria muito poder mudar a nossa situação. Lembro que minhas pernas eram dois gambitos de tão magrinha e minhas tias me davam óleo de fígado de bacalhau para ver se eu desenvolvia . “Tadinha da Barbinha, tão magrinha.”, e tocavam fortificante em mim... Acabei trabalhando na fabrica dois meses, que foi o tempo exato das aulas voltarem... E assim não parei, estudava de manhã e trabalhava à tarde, agora em uma boutique onde fiquei por dois anos. Depois fui parar em loja de surfwear, agência de publicidade, onde comecei a fazer meus primeiros trabalhos como modelo.




Nesse trajeto minha mãe foi ficando mais fraca e eu na batalha tentando descobrir o que fazer para ajudá-la . Curá-la ? Impossível ..., então saborear os últimos dias ao seu lado tentando fazê-la mais feliz... com uma filha tão tagarela ao seu lado...
E fiz... Segui minha mãe, que era prenda de CTG (centro de tradições gaúchas).Onde tivesse música eu arrasava de tanto dançar. Sempre fui muito boa dançarina e boa de papo. Mamãe costumava dizer que eu traria o seu sorriso de volta, brilhando nos palcos da vida. Sempre soube que dentro de mim a artista existia constantemente... e que um dia eu iria para bem longe resgatar tudo... ou achar a arte de alguma forma em mim.

Acho que por isso sempre tive a certeza que o palco seria meu companheiro neste espetáculo da vida.







Descobri uma nova luz: a minha!

Maquiei minhas cicatrizes e voltei a procurar trabalho. “Dentro de cada refletor se escondem milhões de cicatrizes”. Assim não me escondi, continuei minha luta. Passei em alguns testes e fui vetada em outros. Virei um touro, uma pintura de Basquiat.

Minha obra

Pinceladas de barro cor da pele cobrem minhas cicatrizes como um carinho
Todas as manhãs antes de me iludir com a vida,
Lavo no escuro adocicado minhas pequenas pupilas
e escorrego o sabão nos cílios da pequena boneca
Cubro a alma com uma pitada de lápis nas sobrancelhas finas,
faço as ficarem bem grossas com o perfil de misteriosa...
Minhas mãos já sabem de cor a forma de cada olheira...
Profundas de tanta chuva que tomou
É como se cobrisse minha alma todas as manhãs,
É como se a mim /só eu conhecesse...
Quando estou definitivamente uma pintura de Basquiat
Olho-me no espelho e o que vejo?
Um touro, uma donzela, um inseto, uma traça, um sonho!
Não sei bem se vejo ou deliro, mas crio coragem e abro a porta.
Quase sempre venta e lacrimeja
Coloco a bagagem nas costas
E de costas me olho mais uma vez no espelho
Sim, agora estou pronta!
Mensageiros do destino me perdoem,
tenho pressa, saiam da frente!
Que meu cansaço derrete meu barro e a escultura cai
Tenho pressa...
minha vida é passageira e meu escudo de pele ???, Moldado por cicatrizes

Quando chego em casa,
sento, tiro os sapatos, calço minha essência e choro.
Quando a obra facial se desfaz,
Coloco as mãos sobre o rosto e sorrio,
Acendo uma vela, abro a torneira
E lavo minha alma,
Agora nua.


Com toda esta força não me faltaram personagens. Trabalhei com Parlapatões, Pia Fraus, Antunes Filho e outros grandes diretores da nossa geração.




Fiz algumas participações em TV, alguns testes de novela e, em outubro de 2001, fui convidada a participar do primeiro “reality show” do país: Casa dos Artistas.

Fui a vencedora e do dia para noite virei uma “pessoa pública”. Vivi no olho do furacão, um misto de vitória e contemplação. Ganhei uma grana e protagonizei uma novela. Não tinha noção de tais acontecimentos. Estar em todas as bancas de jornal, revistas e programas vespertinos não era bem o meu intuito, mas aconteceu e foi lindo. Direcionei todas esta atenção para o meu amado teatro.

Hoje, passados 13 anos, moro no centro de São Paulo, sou atriz, autora das minhas inquietações. Crio debaixo dessa mistura de raças e auto-falantes. Amo esta terra que quando cheguei abriu-me os braços feito Cristo.

São Paulo é a metrópole do progresso
Do regresso e do sucesso
Do teatro de Ainda e do Índio Guarani
Do profano e do profeta
Dos passos e compassos que constroem a orquestra do Paulista
O enredo do turista e a vida do artista
Via(tudo)do chá e do café /do concerto e do dia a pé
Do engravatado ao extraviado / das origens as embarcações
Passagens de emoções e frustrações pisam São Paulo
Agridem e acariciam nossos Gigantes sem botas e peito aberto
Caminham desesperados em busca de uma saída
De uma seta de uma meta
Pai, mãe, vó, amante, prostituta , mendigo e poeta ....
Vagam preenchidos de desejos
De selos, conselhos e relhos...
Correm em cima da terra da garoa/ derramando lagrimas e dádivas
Sem (vergonha) e sem recreio.


Bárbara

Por onde anda Walter Mercado ?



Conhecido pelo bordão 'Ligue já!', ele contraiu doença durante o Natal.
O reconhecido astrólogo porto-riquenho Walter Mercado está internado em um hospital de San Juan, em Porto Rico, recuperando-se de uma pneumonia que sofreu durante o Natal, disse nesta quarta-feira (11) sua agente a meios de comunicação locais.


Rossana Roig afirmou que a situação de Mercado, de 79 anos, se complicou após ser diagnosticado com bronquite, por isso pediu que seus fãs rezem por sua saúde.

'Walter está estável, tem bom semblante e está conversando, mas ontem foram realizados novos exames que detectaram a pneumonia', declarou Rossana.

Na terça-feira, Mercado admitiu em comunicado de imprensa que foi hospitalizado por 'um resfriado com princípio de bronquite e dores no peito'.

'Estou sob observação já que a equipe médica quer tomar toda precaução necessária para minha pronta recuperação. Agradeço ao público sua compreensão e carinho', acrescentou.

Walter Mercado é famoso por seu visual andrógino, pelo modo extravagante de se vestir, com capas coloridas e brilhantes, e também pelo penteado volumoso e maquiagem carregada.

No Brasil, tornou-se conhecido no fim da década de 1990 em comerciais que anunciavam seu serviço de consulta astrológica. Seu bordão era o famoso 'Ligue já!', caracterizado pela pronúncia porto-riquenha (soando como 'djá').




fonte G1

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Patrick Swayze


Biografia

Patrick Swayze nasceu em Houston, Texas, filho de Patricia "Patsy" Yvonne Helen, coreógrafa, instrutora de dança, e dançarina - e Jesse Wayne Swayze. Embora o sobrenome "Swayze" seja de origem francesa, é sobretudo de ascendência irlandesa. O irmão dele, Don Swayze, também é ator.

Até os 20 anos, Swayze vivia no bairro de Oak Forest, Houston, onde estudou em Santa Rosa de Lima, uma escola católica. Durante este tempo, desenvolveu múltiplas habilidades artísticas e desportivas, como patinagem no gelo, balé clássico, e representação. Estudou ginástica na vizinha San Jacinto College, por dois anos. Em 1972, mudou-se para Nova York para completar sua formação formal de dança no Ballet Harkness e Joffrey Ballet. A escola de dança da mãe de Patrick Swayze realmente foi o amuleto da sorte do ator. Além de ter dado uma carreira de sucesso para o filho, a professora Patsy Swayze também foi o cupido da relação de Patrick com uma das suas alunas, na época com 15 anos de idade, Lisa Niemi. Casados desde o dia 12 de Junho de 1975, o casal não teve filhos.

Morte

Swayze morreu em 14 de setembro de 2009, aos 57 anos, após sofrer por dois anos com um câncer pancreático. Antes de saber da doença, o ator disse que num primeiro momento pensou estar a sofrer de indigestão crônica. Quando os sintomas pioraram, procurou seu médico tendo sido feita uma biópsia e o diagnóstico foi câncer. Sua assessora de imprensa confirmou a morte, afirmando que ele estava ao lado da família. Seu corpo foi cremado e suas cinzas dispersas em seu rancho no Novo México.


tags: ator, morte, cancer, pancreas,

Notebook, netbook ou tablet?

Descubra qual deles se adequa mais as suas necessidades pra não se arrepender depois da compra…

notebook vs tablet Notebook x Netbook x Tablet: qual computador móvel escolher?
Em tempos de tenologia barata, seja pela massificação da tecnologia, seja pelo dólar barato, cada vez mais pessoas estão tendo acesso aos novos gadgets do mercado. Hoje em dia é comum que alguém tenha um desktop em casa e mesmo assim queira uma solução móvel, seja um notebook, um netbook ou mesmo um tablet pra levar por aí. Mas afinal, qual deles é o melhor?

A resposta para essa pergunta é bem pessoal, mas podemos te ajudar a decidir citando os prós e contras para cada um. Vamos lá?

Notebook
notebook 150x150 Notebook x Netbook x Tablet: qual computador móvel escolher?
Foi-se o tempo em que os notebooks tinha configurações mais modestas e custavam caro. Hoje em dia, o preço caiu bastante e eles estão com um desempenho tão bom ou até melhor do que muitos desktops.

Pontos Positivos

- Preço acessível
- Alto desempenho
- Rodam os mesmos programas que um desktop
- Tela grande

Pontos Negativos
- Pouco prático, difícil de carregar
- Baterias não duram tanto e precisam de tomada
- Se você não utiliza muito além do pacote Office e um navegador de internet, pode ser um desperdício de recursos

Indicado para: pessoas que precisam de uma máquina com alto desempenho e que podem abrir mão da praticidade e não precisam carregá-lo pela rua, pois chama bastante atenção.

Netbook
netbook 150x150 Notebook x Netbook x Tablet: qual computador móvel escolher?
Os netbooks surgiram há alguns anos tentando preencher uma lacuna entre as pessoas que achavama um notebook muito grande, mas não estavam satisfeitas com os pequenos smartphones. Costumam não ter um grande desempenho, mas cumprem com aquilo a que se propõem.

Pontos Positivos

- Preço acessível
- Facilidade para carregar e não chama atenção na bolsa
- Duração da bateria bastante longa

Pontos Negativos

- Recursos modestos e baixo desempenho
- Pouca memória para armazenamento
- Não roda os mesmos programas que um notebook rodaria
- Tela bem pequena

Indicado para: pessoas que precisam de uma máquina portátil e podem abrir mão do alto desempenho, pois só utilizam pacote Office e um navegador internet.

Tablet
ipad chines Notebook x Netbook x Tablet: qual computador móvel escolher?
Os tablets são uma tecnologia nova, que teve seu “boom” há pouco tempo, com o lançamento do Ipad da Apple. Disseminaram-se rapidamente e já são encontrados em várias marcas, modelos e configurações. O fator em comum é a portabilidade, os recursos multimída e a tela touchscreen.

Pontos Positivos

- Mobilidade total, sendo leves e discretos
- Recursos multimídia impressionantes
- Duração da bateria bastante longa
- Excelentes para leitura de livros, periódicos e visualização de vídeos e filmes

Pontos Negativos

- Preço ainda bastante salgado
- Pouca memória para armazenamento
- Voltados mais para navegação e leitura. Não roda os mesmos programas que um notebook ou um netbook rodaria

Indicado para: pessoas que podem gastar um pouquinho mais para ter facilidade para navegar na internet e querem um dispositivo para lazer ao jogar e ver filmes, e ainda, olhar um email de trabalho ou abrir um documento de vez em quando.


fonte: http://naoacredito.blog.br

Curiosidades sobre Rod Stwart


  • Antes de fazer sucesso, Rod Stewart era coveiro.
  • Rod Stewart casou-se três vezes e teve sete filhos:
    • Casamento com Alana Hamilton: 1979-1984, com quem teve dois filhos.(Kimberly e Sean). Ex-mulher de George Hamilton ;
    • Casamento com Rachel Hunter: 1990-2006 com com quem teve dois filhos (Renee e Liam).
    • Casamento com Penny Lancaster: 2007 até hoje com com quem teve um filho (Alastair Wallace).
    • Rod teve mais dois filhos com duas namoradas (Susannah Boffey e Kelly Emberg)
  • Em 1999, Rod Stewart foi diagnosticado com câncer na tireóide e por isso teve que fazer uma cirurgia em 2000.
  • Ele é grande fã de futebol e torce para o clube escocês Celtic Football Club. Na Inglaterra, ele prefere o Manchester United.
  • Em 2005 ele recebeu uma estrela com seu nome na Calçada da Fama.
  • Em 2006 o cantor, recebeu o título de Comandante do Império Britânico pela rainha Elizabeth II. Ele disse que estava muito feliz com o prêmio, quando recebeu a notícia em sua casa em Palm Springs, na California.
  • Rod Stewart atuou quatro vezes em Portugal, em Julho de 2003 no Estádio do Restelo, em Julho de 2005 no Pavilhão Atlântico a 7 de Outubro de 2007 no Cassino Estoril e a 1 de Junho de 2008 no Rock in Rio.
  • Rod Stewart fez um show em 1994 na praia de Copacabana da cidade do Rio de Janeiro para 3,5 milhões de pessoas durante a comemoração do ano novo, um recorde histórico.
  • A música Hard luck woman do Kiss, foi escrita para Rod Stewart, mas ele a rejeitou.
  • A música Young Turks está presente no jogo Grand Theft Auto San Andreas , na rádio K-DST.
  • Por causa de sua paixão pelo futebol, e sua amizade com os ex-craques Paulo Cesar Caju e Marinho Chagas, nos anos 70 o cantor declarou o seu amor pelo Rio de Janeiro e pelo Fluminense Football Club, que na época possuia um time de grandes jogadores como Rivelino, Dirceu, Doval, Paulo Cesar, Carlos Alberto Torres e onde posteriormente jogou Marinho Chagas.


tags: curiosidades, ros stwart, cantor ingles,

Herbert de Sousa ( O Betinho ) - Um Lutador





"A alma da fome é política!" A afirmação de Herbert José de Sousa - o Betinho - nada tem de enigmática. Ela ilustra exemplarmente uma vida de lutas, de empenho e de trabalho pela cidadania e pela vida.

Herbert José de Sousa foi o quarto filho de uma família de oito irmãos, entre os quais o cartunista Henfil e o músico Chico Mário. Sua infância foi marcada por fatos incomuns. Já nos primeiros dias de vida, teve hemofilia, uma doença no sangue que impede a coagulação.

Passou oito anos morando numa penitenciária, onde seu pai trabalhava.
Herbert de Sousa começou a sua militância política na Juventude Católica, em Belo Horizonte. Estudou na Universidade de Minas Gerais e formou-se em sociologia em 1962. Trabalhou depois no Ministério da Educação e Cultura e na Superintendência de Reforma Agrária.





Depois do golpe militar de 1964, Betinho engajou-se na resistência contra a ditadura. Passou sete meses no Uruguai e depois, de volta ao Brasil, foi trabalhar como operário na cidade paulista de Mauá.

Em 1971, Herbert de Sousa partiu para o exílio. Morou em diversos países. No Chile, deu aulas na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e assessorou o presidente Salvador Allende, deposto em 1973 pelo general Augusto Pinochet. Escapando da ditadura chilena, Betinho exilou-se no Canadá e depois no México. Fez doutorado e foi professor na Universidade Autônoma do México.





Com a anistia política, em 1979, Herbert José de Sousa retornou ao Brasil. Tornou-se um dos símbolos da resistência política. Dois anos depois, fundou o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).

Herbert de Sousa foi um dos primeiros intelectuais a advogar em favor das organizações não-governamentais, que não dependem do estado nem da iniciativa privada. Foi também um dos fundadores da campanha nacional pela reforma agrária.

Em 1990, o movimento Terra e Democracia, que Betinho liderava, reuniu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, milhares de pessoas para lutar pela democratização da terra. 




Herbert de Sousa teve confirmado o diagnóstico de sua contaminação pelo HIV, o vírus causador da Aids, em 1985, contraído numa de suas inúmeras transfusões de sangue no tratamento da hemofilia.

No ano seguinte, fundou a
ABIA, uma associação para lutar pelos direitos das pessoas portadoras do HIV ou dos doentes com Aids. Betinho dirigiu essa organização por onze anos.

A doença atingiu também sua família: no período de um ano, Betinho perdeu dois irmãos vítimas da Aids. A maneira de lidar com a doença foi falar sobre ela. Herbert de Sousa iniciou uma grande campanha nos meios de comunicação para esclarecer as pessoas sobre a doença.

Em 1992, Betinho liderou o movimento pela Ética na Política, que culminou com o
impeachment do então presidente Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros.

Herbert de Sousa abriu várias frentes de trabalho, principalmente no seu relacionamento com a mídia. Em 1993, foi considerado
"homem de ideias do ano", pelo Jornal do Brasil.

Depois de muito lutar contra a doença, Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos, em sua casa, no bairro do Botafogo.

Tim Maia : 28/09/1942 a 15/03/1998



Sebastião Rodrigues Maia nasceu no Rio de Janeiro RJ em 28 de Setembro de 1942. Penúltimo de 19 irmãos, aos oito anos já compunha suas primeiras musicas. Aos 14 anos, formou seu primeiro conjunto musical, Os Tijucanos do Ritmo, no qual tocava bateria, e que durou apenas um ano. Começou a estudar violão num curso particular e formou em 1957 o conjunto Os Sputniks, que tinha também entre seus integrantes Erasmo Carlos e Roberto Carlos, tendo sido professor de violão de ambos. Em 1959, antes de completar 17 anos, com a morte do pai, foi para os EUA, onde fez cursos de inglês e iniciou carreira como vocalista, participando de um conjunto chamado The Ideals. Permaneceu nos EUA ate 1963, quando foi preso por portar maconha. Após seis meses de prisão e dois meses de espera, foi deportado para o Brasil. 


Seu primeiro trabalho solo foi um compacto pela CBS em 1968, que trazia as musicas Meu pais e Sentimento (ambas de sua auto- ria, como todas as musicas sem indicação de autor). Sua carreira no Brasil fortaleceu-se a partir de 1969, quando gravou um compacto simples pela Fermata com These are the Songs (regravada no ano seguinte por Elis Regina em duo com ele, e incluída no LP Em pleno verão, de Elis) e What You Want to Bet. Em 1970 gravou seu primeiro LP, Tim Maia, na Polygram, que permaneceu em primeiro lugar no Rio de Janeiro por 24 semanas. Os principais sucessos desse disco foram Coronel Antônio Bento (Luís Wanderley e João do Vale), Primavera (Cassiano) e Azul da cor do mar. Nos três anos seguintes, pela mesma gravadora, lançou os discos Tim Maia volume II (com Não quero dinheiro (Só quero amar)), Tim Maia volume III e Tim Maia volume IV, no qual se destacaram Gostava tanto de você (Edson Trindade) e Réu confesso. Em 1975 gravou os LPs Tim Maia racional vol. 1 e vol. 2. Em 1978 gravou para a Warner Tim Maia Disco Club, com um de seus maiores sucessos, Sossego. 



Lançou em 1983 o LP Descobridor dos sete mares, com destaque para a música-titulo e Me de motivo (Sullivan e Massadas). Outro disco importante da década de 1980 foi Tim Maia (1986), que trazia Do Leme ao Pontal. Artista com histórico de problemas com as gravadoras, na década de 1970 fundou seu próprio selo, primeiramente Seroma e depois Vitória Regia. Por ele, lançou em 1990 Tim Maia interpreta clássicos da bossa nova, e mais tarde Voltou a clarear e Nova era glacial. Em 1993, dois acontecimentos reimpulsionaram sua carreira: a citação feita por Jorge Ben Jor em sua musica W/Brasil e uma regravação que fez de Como uma onda (Lulu Santos e Nelson Mota) para um comercial de televisão, de grande sucesso e incluída no CD Tim Maia, do mesmo ano. Assim, aumentou muito sua produtividade nesta década, gravando mais de um disco por ano com grande versatilidade: seu repertório passou a abranger bossa nova, canções românticas, funks e souls. Também teve muitas de suas musicas regravadas por artistas jovens, como Paralamas do Sucesso, Marisa Monte e Skank. 


Em 1996 lançou dois CDs ao mesmo tempo: Amigo do rei, juntamente com Os Cariocas, e What a Wonderful World, com recriações de standards do soul e do pop norte-americanos dos anos de 1950 a 1970. Em 1997 lançou mais três CDs, perfazendo 32 discos em 28 anos de carreira.

Durante a gravação de um show para a TV sentiu-se mal, vindo a falecer em 15 de Março de 1998 em Niterói, após internação hospitalar em razão de infecção generalizada.
Biografia: Enciclopédia da Música Brasileira
Art Editora e PubliFolha

Jovem Guarda - Bons tempos


Jovem Guarda

Num sentido estrito, a expressão Jovem Guarda designou programa da TV Record, de São Paulo SP, estreado em setembro de 1965 e findo em 1969, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia; mas tem sido comumente empregada para definir gênero musical também conhecido como iê-iê-iê, seja, a versão brasileira do rock internacional.
A Jovem Guarda foi, entretanto, cristalização de uma tendência bem anterior: a informação do rock’n’roll norte-americano da década de 1950 já criara no Brasil um mercado de consumidores e aficionados, permitindo que, desde 1957, os primeiros cantores e compositores brasileiros do gênero tentassem reproduzir o ritmo com letras em português ou cantando no original.

Entre os maiores expoentes desse período estavam os irmãos
Tony e Celly Campelo, Sérgio Murilo, Ed Wilson e, em fase pouco posterior, Ronnie Cord e os grupos The Jordans, The Jet Blacks e The Clevers. O trio central – Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia – entrou em cena justamente quando começava a se acentuar a queda de popularidade dos primeiros artistas brasileiros do rock’n’roll. Em 1961, Celly Campelo decidiu afastar-se da vida artística, enquanto as atenções se voltavam para a bossa nova e, nos meios de comunicação, sobreviviam poucos espaços: o programa Hoje é Dia de Rock, de Jair de Taumaturgo, na Radio Mayrink Veiga carioca; o Clube do Rock, de Carlos Imperial, na TV-Rio, e Crush em Hi-Fi, na TV Record, de São Paulo. Em discos, os sucessos rareavam: Marcianita, com Sérgio Murilo, Diana, com Carlos Gonzaga.


Roberto Carlos optou, então, por algum tempo, pela bossa nova, mas Erasmo Carlos e Wanderléia decidiram insistir, tentando divulgar um tipo de musica que, nessa época, já tinha muito de bolero e samba-canção, misturado ao ritmo do rock’n’roll. No Rio de Janeiro RJ, Ed Wilson, Cleide Alves, Renato e seus Blue Caps também esperavam sua oportunidade. Foi o repentino sucesso de um compositor e intérprete radicado em São Paulo que abriu a brecha para o que seria a Jovem Guarda: em 1963, Ronnie Cord conseguiu bons índices de venda e popularidade com o rock Rua Augusta (de Hervê Cordovil), chamando a atenção do publico e dos homens de media para as figuras de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, principalmente, autores de Parei na contramão.

Em seguida, É proibido fumar e Festa de arromba (da mesma dupla) confirmaram a existência do mercado. Foi dessa música – onde os dois celebram textualmente seus companheiros de vida artística e preferência musical – que surgiu a idéia de um programa de televisão, concretizado pela TV Record paulista, na época grande investidora em musica popular. Inicialmente o programa deveria chamar-se Festa de Arromba e ocuparia uma hora ociosa, a tarde de domingo, vaga desde a proibição de transmissão dos jogos de futebol.

Com o nome definitivo de Jovem Guarda, o programa foi ao ar pela primeira vez em setembro de 1965, reunindo Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, os cantores Eduardo Araújo, Sérgio Murilo, Agnaldo Rayol, Reynaldo Rayol, Martinha, Cleide Alves, Meyre Pavão, Rosemary e os grupos The Jordans, The Jet Blacks, Renato e seus Blue Caps, Os Incríveis e Golden Boys. Rapidamente, a Jovem Guarda tornou-se uma das grandes atrações da emissora, reunindo grandes platéias de adolescentes no Teatro Record, mas foi a partir de 1966, com o grande sucesso de Roberto Carlos e Erasmo Carlos Quero que vá tudo pro inferno, que o programa tomou proporções nacionais e passou a ser sinônimo de movimento ou tendência musical. Outros artistas se juntaram ao grupo inicial:
Ronnie Von, Vanusa, De Kalafe, Deny e Dino, Leno e Lilian, Antônio Marcos, Os Vips, Os Brasões, The Pops, entre outros. Seguindo o exemplo da Apple, promotora dos Beatles, a agência de publicidade Magaldi, Maia & Prosperi passou a coordenar industrialmente a imagem do trio central da Jovem Guarda, criando as marcas Calhambeque, Tremendão e Ternurinha para uma série de produtos que ia de bonecas a calças e blusas.

Vários compositores de outras áreas começaram então a se interessar pelos ritmos da Jovem Guarda, como Jorge Ben, que passou a freqüentar o programa, e os baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso, que, aconselhados pela cantora Maria Bethânia, incorporaram ao seu trabalho elementos do iê-iê-iê, como as guitarras que acompanhavam Domingo no parque e Alegria, alegria, no III FMPB, da TV Record, em 1967. Segundo Erasmo Carlos, foi justamente a Tropicália – movimento que Gil e Caetano fundaram nesse período – uma das principais causas do esvaziamento da Jovem Guarda. "A Tropicália – diz ele – era uma Jovem Guarda com consciência das coisas, e nos deixou num branco total". mas, antes de se extinguir totalmente no inicio de 1969, diluída pela superexposição ao consumo, pelo cansaço e esgotamento criativo de seus participantes e pelos prejuízos que levaram Magaldi, Maia & Prosperi a desistir dos esquemas comerciais, a Jovem Guarda deixou sua contribuição, alimentando vários programas semelhantes na televisão, como a Festa do Bolinha, de Jair de Taumaturgo, na TV-Rio carioca, e publicações especializadas, como a revista Reis do iê-iê-iê, sucessora do que a Revista do rock tinha sido para o rock’n’roll brasileiro na década de 1950. Além de projetar nacionalmente alguns de seus ídolos, o movimento foi em grande parte responsável pela posterior assimilação de instrumentos eletrônicos na musica brasileira de todas as tendências e pela fusão de informações estrangeiras e dados nacionais que caracterizou a produção musical na década de 1970.


No inicio da década seguinte, Léo Jaime, os Titãs, a Blitz e outros interpretes e grupos roqueiros retomaram a musicalidade simples e direta da Jovem Guarda, constituindo a Nova Jovem Guarda. Em 1995, remanescentes da Jovem Guarda se reuniram para comemorar os 30 anos do movimento, gravando uma caixa de cinco CDs para a Polygram, onde recriam os antigos sucessos, e fazendo uma serie de shows com êxito nacional:
Wanderléia, Erasmo Carlos, Ronnie Von, Bobby de Carlo, Os Vips, Os Incríveis, Martinha, Leno e Lilian, Golden Boys e outros. Ainda em 1995, a Paradoxx lançou dois CDs com vários artistas da Jovem Guarda, mas gravados ao vivo, nos shows comemorativos; e, no ano seguinte, a revista Caras colocou no mercado uma coleção de seis CDs e fascículos, contando a historia da Jovem Guarda e com remasterizações das gravações originais.



tags: jovem guarda, roberto carlos, erasmo, vanderléia,

Biografia: Enciclopédia da Música Brasileira
Art Editora e PubliFolha

Outra vítima do cancer: Neguinho da Beija-flor

Um dos símbolos da vaidade de Neguinho da Beija-Flor era não falar de sua idade. Agora, ele conta até com orgulho: "59". "Para quem ia morrer, por que esconder a idade? Estou no lucro. Acabei com essa vaidade."

Em julho do ano passado, após ter tido um forte sangramento e ter ouvido do médico que estava com câncer, o atual mais conhecido intérprete de sambas-enredo do país -posto que herdou de Jamelão (1913-2008)- foi para a mesa de cirurgia e dela saiu sem 40 cm de intestino, afetados pelo tumor.


Um dos símbolos do Carnaval carioca, o cantor e compositor Neguinho da Beija Flor, 59, encara câncer e se prepara para a festa

Um dos símbolos do Carnaval carioca, o cantor e compositor Neguinho da Beija Flor, 59, encara câncer e se prepara para a festa

Uma semana depois da operação, já dava entrevistas falando de sua doença. "O público sabe dos meus discos, dos meus shows, das minhas viagens, do carro que eu tenho...Tem que saber das coisas ruins que estou passando também. Eu cresci no meio do câncer; vi quantos amigos eu tenho em todo o Brasil e até no exterior", diz.

Passou a receber enxurradas de mensagens de apoio, muitas delas vinculadas a religiões diversas. "Aceito tudo", avisa, ecumênico. A doença o ajudou a mudar prioridades: "Minhas preocupações eram viagens, shows, conta bancária. Meu lado espiritual estava esquecido. Eu não sabia nem rezar. Mas a necessidade faz o sapo pular."

Além das orações, Neguinho enfrenta o câncer com duas sessões de quimioterapia por mês. Já fez seis, perdeu todos os pelos, e até 17 de maio fará mais seis. A sétima será na próxima quinta, dez dias antes de ir à avenida Marquês de Sapucaí para ser, pelo 35º ano consecutivo (com 11 títulos), a voz principal da Beija-Flor de Nilópolis.

A médica que aplica a quimioterapia não aceitou interromper as sessões às vésperas do Carnaval, como ele sonhava. Mas, mesmo angustiado pela "queimação" que sente no corpo em razão das aplicações, ele diz que cantará durante os 80 minutos de desfile. "E vai sobrar, você vai ver. Estou tomando vacinas que me fortalecem, vou tomar muita vitamina até o dia D e vou conseguir."

E seu coração será posto à prova antes do desfile. Ainda na concentração, um juiz de paz e um padre o casarão com Elaine Reis, sua companheira há quatro anos e com quem tem um de seus cinco filhos -além de quatro netos. E minutos antes de dar o grito "olha a Beija-Flor aí, gente! Chora, cavaco!", que inventou em 1978, será homenageado por todos os puxadores de samba do Grupo Especial.

"A Beija-Flor me proporcionou tudo. Sem ela, eu não conheceria o mundo", diz ele, que recebe do presidente de honra da agremiação, o bicheiro Aniz Abrahão David, o Anísio, sem ter um salário formal.

Luís Antonio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes -seu nome completo desde 2008- faz planos: lançará seu 31º disco e o 2º DVD, "Nos Braços da Comunidade". Quer completar 60 anos tendo vencido a doença. "Câncer não é uma pneumoniazinha. É vai ou fica."


Fonte: Folha Online

Rosane Marchetti sobre sua luta contra o cancer

Desejo a minha amiga de facebook rápida recuperação, pois pelas suas postagens, notamos que trata-se de uma belíssima pessoa de carater e de coração. Que Deus sempre te acompanhe querida Rosane!

Jornalista Rosane Marchetti fala sobre sua luta contra câncer de mamaA repórter especial da RBS TV retirou tumor em agosto e agora faz sessões de quimioterapia



Jornalista Rosane Marchetti fala sobre sua luta contra câncer de mama Mauro Vieira/Agencia RBS
Mamografia e ecografia indicaram a necessidade de tirar o tumor


Desde o início de agosto, a repórter especial da RBS TV Rosane Marchetti saiu do ar, mas, infelizmente, não foi para descansar.

Quem assiste a suas reportagens pela telinha já sente a sua falta, e, no Facebook da jornalista, amigos mandam mensagens de apoio, preocupados, muitos rezando pela sua saúde.

Aos 51 anos, Rosane foi surpreendida por um câncer de mama no seio esquerdo. A primeira sessão de quimioterapia foi realizada na quinta-feira passada, dia 15.

Do lugar de entrevistadora, ela vai para o de entrevistada contar a sua história, sem dramas, mas como sinal de respeito a quem acompanha o seu trabalho, como um alerta às mulheres e para levar a sua mensagem de otimismo a outras tantas que passam pelo que ela está começando a enfrentar.

— Estou bem, tenho 95% de chance de cura — declara a jornalista, logo depois da sua primeira sessão de quimioterapia.

Confira um trecho da entrevista:

Diário Gaúcho – Como foi a descoberta da doença?

Rosane Marchetti
– Por acaso. Foi no dia 4 de agosto, fui tirar um nódulo inocente, e aí foi proposto que eu aproveitasse e já me submetesse à minha mamografia anual. Estava quase na hora de fazer mesmo. Fiz a mamografia e uma ecografia, que apontaram sinais nada bons. Partimos para a biópsia e, no mesmo dia, fiquei sabendo que era câncer de mama. No dia 18 de agosto, fiz a cirurgia para retirar o tumor e colocar um cateter para receber o medicamento da quimio.

Diário – Na mesma hora, a ficha caiu?

Rosane
Sim, eu assimilei, mas o chão se abriu. Tu tens vontade de correr e gritar: “Não, não é comigo!”. Sempre contei as histórias dos outros, e, de repente, era a minha vez, a minha doença. Agora, está sendo a minha história. A minha mãe (Lourdes Marchetti) teve câncer de mama.


Fonte: Zero Hora

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Lista - Oswaldo Montenegro ( Linda Demais )



Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

Metade - Oswaldo Montenegro

Metade

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

Vanerão Vegetal - Valdério Chucrute - MTV



Barbaridade tchê!
Essa vanera é dos gaúchos da fronteira
Se eu quero picanha? Bem capaz
Salada de fruta é o que me satisfaz
Mas eu sou gaúcho do CTG
Cenoura, trigo e gergelim, muito prazer!

Estava na campanha quando se arrinconeou
Um gaudério muito sério que logo me perguntou
E vai aí um churrasco? Eu disse disso tenho asco
Pois aqui nesta querência, vegetal é a tendência

Mudei a alimentação e soltei todos os bois gordos
E agora eu encho o bucho com o feno do galpão
Enxarqueio d' água dos olhos toda vez que eu vejo um ancho
ou um pobre baby beef a fritar dentro do óleo

Gosto de vegetal, de salada e de fruta
O meu ginete faço numa jaca chucra
Eu tenho minha guria, eu tenho minha chinoca
Pra ela me pitar de noite, passo soja na mandioca
(2x)

Pela causa vegetal eu peleo com destreza
Tri-prefiro framboesa ao gosto da calabresa
Sou campeiro do rincão, bombacha e lenço no pescoço
Para castrar uma fruta, basta tirar o caroço
Quando eu volto da invernada, eu quero encher o bucho
Com uma beterraba sangrando de mal passada

Gosto de vegetal, de salada e de fruta
O meu ginete faço numa jaca chucra
Eu tenho minha guria, eu tenho minha chinoca
Pra ela me pitar de noite, passo soja na mandioca
(2x)

Para declarar-te, ó guria, meu amor
Eu te regalo com este ramalhete de couve-flor
Mas para que tudo fique bem ao meu gosto
Deixa eu comer a maça do teu rosto

Mas espere minha pequena, esta fruta me envenena
Faz doer minha cabeça e renguea minhas melenas
Bem que avisei pra tu que esse lance de vegetal ele não ia dar certo
Agora nós tomo tofu

Picanha é o tofu,
picanha é o cacete
Envenenaram todas as bandas do Alegrete

Picanha é o tofu,
picanha é o cacete
Tem agrotóxico nas banda do Alegrete

Picanha é o tofu,
picanha é o cacete
Envenenaram todas as bandas do Alegrete...


Mudanças Climáticas - O que esperar para cada região do globo?


O que esperar para cada região do globo?

O relatório do Grupo de Trabalho II do IPCC mostra as projeções de impacto das mudanças climáticas por região do globo, evidenciando que cada localidade sofrerá de maneira diferente as conseqüências do fenômeno.


África

Até 2020, projeta-se que entre 75 e 250 milhões de pessoas sejam expostas à maior escassez de água,em função da mudança do clima. Se a temperatura mais elevada for acompanhada por um aumento da demanda por água, essa escassez afetará adversamente os meios de subsistência e acentuará os problemas relacionados com a água.

A produção agrícola, inclusive o acesso aos alimentos, em muitos países e regiões do continente deve ficar seriamente comprometida pela variabilidade e mudança do clima. Prevê-se uma redução da área adequada à agricultura e também da duração das épocas de cultivo. Isso vai diminuir o potencial de produção, principalmente ao longo das margens das áreas semi-áridas e áridas. Tal conseqüência acentuaria os efeitos adversos na segurança alimentar e exacerbaria a má nutrição no continente.

Em alguns países, poderá haver uma redução da produção da agricultura irrigada pela chuva de até 50% até 2020. Projeta-se que a oferta local de alimento seja afetada negativamente pela redução dos recursos pesqueiros em grandes lagos, devido ao aumento das temperaturas da água, o que pode ser agravado pela continuação do excesso de pesca.

Próximo ao final do século 21, a elevação projetada do nível do mar afetará as áreas costeiras de baixa altitude e com grandes populações. O custo da adaptação poderia chegar de 5 a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Projeta-se que os manguezais e recifes de corais sejam ainda mais degradados, com conseqüência adicional para a pesca e o turismo.

Novos estudos confirmam que a África é um dos continentes mais vulneráveis à variabilidade e mudança do clima, em função de múltiplas tensões e da baixa capacidade de adaptação. Um pouco de adaptação à variabilidade climática atual está ocorrendo, contudo pode não ser suficiente para enfrentar as futuras mudanças do clima.


Ásia

Os estudos apontam que o derretimento das geleiras no Himalaia deve aumentar as inundações e avalanches de pedras de encostas desestabilizadas e afetar os recursos hídricos nas próximas duas a três décadas. A isso se seguirá a redução dos fluxos dos rios, à medida que as geleiras diminuam.

Projeta-se que a disponibilidade de água doce no centro, sul, leste e sudeste da Ásia, especialmente em grandes bacias fluviais, diminua em razão da mudança do clima, juntamente com a expansão da população e a crescente demanda decorrente de padrões mais altos de vida, podendo afetar adversamente mais de um bilhão de pessoas até 2050.

As áreas costeiras, especialmente as regiões densamente povoadas de grandes deltas no sul, leste e sudeste da Ásia, correrão os maiores riscos em razão do aumento das inundações do mar e, em alguns grandes deltas, das inundações dos rios.

O desenvolvimento sustentável também será afetado na maior parte dos países em desenvolvimento da Ásia, uma vez que estarão somadas as pressões sobre os recursos naturais e o meio ambiente com a rápida urbanização, industrialização e crescimento econômico.

As safras poderiam aumentar em até 20% no leste e sudeste do continente, ao passo que poderiam diminuir em até 30% no centro e sul, até meados do século 21. Como um todo e considerando-se a influência do rápido aumento da população e da rápida urbanização, projeta-se que o risco de fome continue muito alto em vários países em desenvolvimento.

Também se prevê o aumento da morbidade e mortalidade endêmicas decorrentes da diarréia em função de inundações e secas no leste, sul e sudeste da Ásia, como conseqüência das mudanças projetadas no ciclo hidrológico relacionadas com o aquecimento global. Os aumentos da temperatura da água no litoral exacerbariam a magnitude e/ou a toxicidade da cólera na parte sul.


Austrália e Nova Zelândia


Poderá haver perda significativa de biodiversidade que ocorra até 2020 em alguns locais ecologicamente ricos, inclusive a Grande Barreira de Corais. Outros locais ameaçados são as terras úmidas de Kakadu, o sudoeste da Austrália, as ilhas subantárticas e as áreas alpinas de ambos os países.

O desenvolvimento e o crescimento populacional que ocorrem atualmente no litoral de Austrália da Nova Zelândia podem aumentar os riscos causados pela elevação do nível do mar e pela severidade e freqüência das tempestades e inundações costeiras até 2050.

As produções da agricultura e da silvicultura devem sofrer uma queda até 2030, na maior parte do sul e do leste da Austrália e em partes do leste da Nova Zelândia, em razão do aumento das secas e dos incêndios.

Contudo, para a Nova Zelândia projetam-se benefícios iniciais nas áreas ao oeste e ao sul e próximo aos maiores rios, por causa de uma época de cultivo mais longa, menos geadas e mais chuvas.

Europa

Há previsão de que quase todas as regiões da Europa sejam afetadas negativamente. Estima-se a ampliação das diferenças regionais nos recursos naturais do continente. Os impactos negativos envolvem um maior risco de inundação mais freqüente do litoral e o aumento da erosão (devido a tempestades e elevação do nível do mar). A maior parte dos organismos e ecossistemas terá dificuldade de se adaptar à mudança do clima. As áreas montanhosas enfrentarão retração das geleiras, redução da cobertura de neve e do turismo no inverno, e extensas perdas de espécies (em algumas áreas as perdas podem chegar até 60%, nos cenários com altas emissões até 2080).

No sul da Europa, projeta-se que a mudança do clima acentue a seca e reduza a disponibilidade de água, o potencial de geração hidrelétrica, o turismo no verão e, em geral, a produtividade agrícola. Também se projeta que aumentem os riscos à saúde devido às ondas de calor e à freqüência dos incêndios florestais.

No centro e leste da Europa, projeta-se que a precipitação no verão diminua, provocando maiores tensões relacionadas com o abastecimento de água. Os riscos à saúde decorrentes das ondas de calor devem aumentar. Prevê-se também uma queda na produtividade florestal e um aumento da freqüência de incêndios florestais.

Já no norte da Europa, projeta-se que a mudança do clima inicialmente provoque efeitos positivos e também negativos. Com a elevação da temperatura, algumas regiões mais frias podem registrar aumento da produção agrícola e crescimento florestal. Entretanto, à medida que a mudança do clima continue, é provável que os impactos negativos (inclusive inundações mais freqüentes durante o inverno, ecossistemas ameaçados e aumento da instabilidade do solo) superem os benefícios.


América Latina

Os aumentos de temperatura e as correspondentes reduções da água no solo podem resultar em uma substituição gradual da floresta tropical por savana no leste da Amazônia. A vegetação semi-árida tenderá a ser substituída por vegetação de terras áridas. Há um risco de perda significativa de biodiversidade em função da extinção de espécies em muitas áreas da América Latina tropical.

O cenário aponta também que a produtividade de algumas culturas importantes diminua, bem como a da pecuária, com conseqüências adversas para a segurança alimentar. Nas zonas temperadas, pode ocorrer um aumento das safras de soja.

A elevação do nível do mar deve provocar um risco maior de inundações nas áreas de baixa altitude e também efeitos adversos nos recifes de corais que resultem em mudanças na localização dos estoques de peixes do sudeste do Pacífico.

Também poderá haver mudanças nos padrões de precipitação e desaparecimento das geleiras, afetando de forma significativa a disponibilidade de água para o consumo humano, a agricultura e a geração de energia.

* Mais sobre América Latina em Conseqüências no Brasil


América do Norte

Projeta-se que o aquecimento nas montanhas no ocidente provoque uma redução da camada de neve e mais inundações no inverno. Pode ocorrer competição por recursos hídricos já usados em excesso.

Também pode haver perturbações provocadas por pragas, doenças e incêndios nas florestas, com um período mais longo de grande risco de fogo e grandes aumentos da área queimada.

Com uma mudança moderada do clima, aumentaria a produção agrícola agregada das culturas irrigadas pela chuva em 5 a 20%, mas com uma variabilidade importante entre as regiões. Projetam-se grandes desafios para as culturas que estejam próximas ao limite máximo de calor adequado à sua espécie ou que dependam de uso intensivo de recursos hídricos.

Cidades que atualmente enfrentam ondas de calor devem sofrer ainda mais – elas se manifestam em maior número, intensidade e duração ao longo do século, com potencial de impactos negativos na saúde. A população idosa é a que corre maior risco.

As comunidades e os habitats costeiros sofrerão tensões cada vez maiores causadas pelos impactos da mudança do clima interagindo com o desenvolvimento e a poluição. O crescimento populacional e o valor cada vez mais alto da infra-estrutura nas áreas costeiras aumentam a vulnerabilidade à variabilidade climática e à futura mudança do clima, com elevação nas perdas projetadas, caso as tempestades tropicais se intensifiquem.


Regiões polares

Nas regiões polares, os principais efeitos biofísicos projetados são as reduções na espessura e extensão das geleiras e mantos de gelo, além das mudanças nos ecossistemas naturais, com efeitos nocivos em muitos organismos, inclusive os pássaros migratórios, mamíferos e predadores que ocupam posição mais elevada na cadeia alimentar.

No Ártico, são impactos adicionais as reduções na extensão do gelo marinho e do permafrost (solo e subsolo permanentemente congelados), o aumento da erosão costeira e um aumento da profundidade do derretimento sazonal do permafrost.

Para as comunidades humanas no Ártico, projeta-se que os impactos, especialmente os resultantes de mudanças nas condições da neve e do gelo, sejam mistos. Entre os prejudiciais estariam aqueles que afetam a infra-estrutura e as formas de vida indígenas tradicionais. Entre os impactos benéficos estariam a redução dos custos do aquecimento e mais rotas navegáveis no Mar do Norte.

Em ambas as regiões polares, projeta-se que ecossistemas e habitats específicos fiquem vulneráveis, à medida que diminuírem as barreiras climáticas às invasões das espécies.

O clima na imprensa

A despeito da relevância da agenda das mudanças climáticas para as pequenas ilhas, o tema não figurou na pauta da imprensa brasileira, entre 2005 e 2007, (0,2% dos textos abordou a questão). Já as regiões polares aparecem de maneira um pouco mais vigorosa, em 2,3% do material jornalístico.

Fonte: Pesquisa Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira. ANDI e Embaixada Britânica.


Pequenas ilhas

As pequenas ilhas, quer estejam localizadas nos trópicos ou em latitudes mais altas,
têm características que as tornam especialmente vulneráveis aos efeitos da mudança do clima, da elevação do nível do mar e dos eventos extremos. Prevê-se que a deterioração das condições costeiras, como a erosão das praias e o branqueamento dos corais, afete os recursos locais, como, por exemplo, os criatórios de peixes, e reduza o valor dessas áreas para o turismo.

Também pode acontecer que a elevação do nível do mar aumente as inundações, marés de tempestade, erosão e outros riscos costeiros, ameaçando a infra-estrutura vital, os assentamentos humanos e as instalações que propiciam os meios de subsistência das comunidades das ilhas.

Os recursos hídricos em muitas ilhas pequenas poderão diminuir até o ponto de se tornarem insuficientes para atender à demanda durante os períodos de pouca chuva. Por fim, com temperaturas mais elevadas, prevê-se o aumento da invasão dessas localidades por espécies não-nativas.

Ideologia



Nas ciências sociais, filosofia e áreas afins, o termo ideologia é empregado com muita freqüência. Em uma de suas canções, o músico e letrista brasileiro Cazuza fez uma crítica sagaz à ausência de uma ideologia para seguir nos tempos atuais.

O verso de Cazuza - "Ideologia. Eu quero uma pra viver" - pode ser nosso ponto de partida para perguntar: mas afinal, qual é o significado desse termo e como ele surgiu?

O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das idéias".

Destutt de Tracy usou alguns métodos e teorias das ciências naturais (física e biologia basicamente) para compreender a origem e a formação das idéias (razão, vontade, percepção, moral, entre outras) a partir da observação do indivíduo em interação com o meio ambiente.

Novos significados de ideologia

Nas décadas seguintes à publicação do livro de Destutt de Tracy, o termo ideologia foi utilizado com outros significados. Ele também reaparece de maneira recorrente nos estudos dos filósofos e pensadores que fundaram a sociologia.

O francês Auguste Comte, criador da doutrina positivista, compartilha da definição de Destutt de Tracy: a ideologia é uma atividade filosófico-científica que estuda a formação das idéias a partir da observação do homem no seu meio ambiente.

Por outro lado, o sociólogo francês Émile Durkheim usa o termo de maneira distinta. Para Durkheim, os fatos sociais são considerados objetos únicos de estudo da sociologia. Na perspectiva durkheimiana, as idéias e valores individuais (ou seja, a ideologia) são irrelevantes porque os fatos sociais são manifestações externas, isto é, estão fora e acima das mentes de cada sujeito que integra a sociedade.

Portanto, para Durkheim, a ideologia é negativa porque nasce de uma noção "pré-científica" e, por isso mesmo, imprópria para o estudo objetivo da realidade social.

A ideologia segundo Marx

A referência ao pensador e filósofo alemão Karl Marx, é muito importante para qualquer estudo sobre os significados do termo ideologia. O estudo mais relevante de Marx sobre o tema é o texto chamado de "A Ideologia Alemã". Para Marx, a produção das idéias não pode ser analisada separadamente das condições sociais e históricas nas quais elas surgem.

Em "A Ideologia Alemã", o fundador do marxismo dirige inúmeras críticas a vários filósofos e ideólogos alemães justamente para demonstrar que o pensamento, as idéias e as doutrinas produzidas por eles não são neutras. Muito pelo contrário, elas estão impregnadas de noções, isto é, de ideologias provenientes das condições sociais particulares da Alemanha daquele período.

Marx também distingue tipos de ideologias que são produzidas: política, jurídica, econômica e filosófica. Com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico, o pensador alemão demonstra que a ideologia é determinada pelas relações de dominação entre as classes sociais.

Ao se referir à ideologia burguesa, Marx entende que as idéias e representações sociais predominantes numa sociedade capitalista são produtos da dominação de uma classe social (a burguesia) sobre a classe social dominada (o proletariado).

A existência da propriedade privada e as diferenças entre proprietários e não-proprietários aparecem, por exemplo, nas representações sociais dos indivíduos como algo que sempre existiu e que faz parte da "ordem natural" das coisas. Essas representações sociais, porém, servem aos interesses da burguesia, classe social que controla os meios de produção numa sociedade capitalista.

Função social da ideologia

Na perspectiva marxista , a ideologia é um conceito que denota "falsa consciência": uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. Quando a ideologia da classe dominante sofre sérios abalos, devido ao surgimento de conflitos sociais (contradições sociais), há riscos de ocorrer uma ruptura da ordem social vigente por um movimento revolucionário.

Historicamente, a burguesia também foi uma classe revolucionária que rompeu com a ordem social do
feudalismo e impôs o modo de produção capitalista. Portanto, Marx argumenta que na ordem social capitalista, o proletariado, ou seja, todos aqueles que não são proprietários dos meios de produção e precisam vender sua força de trabalho para sobreviver - são os sujeitos depositários da esperança de uma ruptura revolucionária.

Para que isso ocorra, entretanto, o proletariado precisa primeiramente romper com a ideologia burguesa. E isso só se torna possível quando ele toma consciência de sua condição de classe dominada e explorada.

Uso corrente do termo "ideologia"

Nas pesquisas sociológicas empíricas (ou seja, de caráter não-teórico), é bastante comum o emprego do termo ideologia. Porém, ele é utilizado como recurso metodológico.

O objetivo é somente descrever o conjunto de idéias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais, como, por exemplo, as opiniões e as preferências que os indivíduos têm sobre o sistema político vigente, a ordem pública, o governo, as leis, as condições econômicas e sociais, entre outros.
*Renato Cancian é cientista social, mestre em sociologia-política e doutorando em ciências sociais. É autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: gênese e atuação política - 1972-1985".