No inicio dos anos 60, a banda de rock inglesa The Beatles começava a estourar nas paradas de sucesso das rádios de todo o mundo, e os britânicos começaram a ditar a moda entre os jovens. Seus pequenos, ágeis e velozes Fastbacks e Roadsters eram relativamente acessíveis, monetariamente, para o público jovem, o que solidificou ainda mais o sucesso destes fenômenos industriais.
Os Fastbacks britânicos (geralmente derivados dos Roadster pós- Segunda Guerra Mundial com históricos êxitos em Le Mans e outras inúmeras provas) formam o puro espírito dos carros esportes. Fáceis de dirigir para o entusiasta e a dona-de-casa, e com comportamento dinâmico bom o bastante até para o motorista mais ousado, o prazer em dirigi-los é garantido. Sua estabilidade é admirável (comparada aos carros de sua época). O espaço interno limitado, pequeno porta-malas e a sofrível confiabilidade técnica de matérias, infelizmente eram seus pontos críticos.
AC Aceca (1954-1963) é a versão fastback do roadster Ace, que por sua vez, serviu de base a um dos carros mais carismáticos (e nervosos) da história: O Shelby Cobra. Sua carroceria, de alumínio, era muito bem feita, mas seu interior é bastante rústico.
Os MGs (Morris Garage), com seu charme e descontração, caíram nas graças dos norte-americanos e abriram caminho para outros compatriotas neste mercado. O MG B GT (1965-1975) trouxe novos padrões à marca, é o mais harmonioso Fastback britânico.
A Harrington, empresa especializada na construção de carrocerias e pioneira na produção de componentes em fibra de vidro, convertia Sunbeam Alpines em Sunbeam Le Mans (1961-1964). Mesmo não sendo modelos oficiais, são elegantes e discretos. O modelo obteve notoriedade após vencer, em 1961, a 24 Horas de Lemans (em sua categoria).
Outra marca sinônimo de charmosos e prestigiados carros esportivos era a Triumph (hoje, tem sua imagem associada apenas a motocicletas). O Triumph GT6 (1966-1973) era um atraente três portas com formato Fastback. Seu desenho era bastante agradável, em nada parecendo uma adaptação sobre o Roadster Spitfire.
Oferecem esportividade com maior segurança, comodidade e proteção contra as intempéries européia. Muitos eram exportados para os EUA, mas normas de segurança e de controle de emissões tornaram suas exportações praticamente inviáveis e em alguns casos, foram descontinuados. Assim como os Roadsters, estes Fastbacks deixaram uma legião de admiradores no mundo inteiro e são cultuados até hoje.
http://nerddecarro.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário